Bi, deixa eu te dizer… Terão situações que você vai mesmo precisar se posicionar. Do seu jeito, mas vai precisar pontuar o excesso.
Você sabe que dialogar e que opinar são outras coisas. Bonito mesmo é dialogar… Dialogar com consciência é um ato de coragem, humildade e desapego. É colocar sua tese em roda, receber um ponto de vista que estava escondido para você e então, chegarem em uma nova síntese. Bonito!
Opinar é colocar sua interpretação, seu recorte em roda. Uma opinião é quase como gostar ou não de um legume, mas carece de mais responsabilidade pois pode estar carregada de esquemas de defesas, preferências, e isso vale para as suas também, não se engane. Uma opinião é compartilhada para isso mesmo, para de forma saudável, receber outras nuances, ser contestada, moldada… Não ter um a apego exagerado à uma opinião tem imenso valor, mas tudo bem, você também preferir continuar com a sua.
Posicionamento é diferente. Há quem confunda posicionamento com opinião, mas aqui falamos sobre você.
Bianca, quando um limite foi ou está prestes a ser extrapolado, desrespeitado é mesmo para se posicionar e ocupar seu lugar de guardiã do seu espaço sagrado. O que for tão essencial a ponto de não caber ser flexibilizado, se for necessário, se posicione, relembre os acordos ou se afaste. Não se apequene, seja zelosa consigo.
Sei que você não será meramente caprichosa e saberá distinguir.
Logo mais te escrevo de novo…
Comments